Cuidados com a corrente da sua moto
Manutenção da corrente é fundamental para aumentar a sua longevidade e de toda a transmissão. Permite assim poupar dinheiro e também obter da mota um comportamento mais fluido e agradável, já para não falar no que diz respeito à segurança.
Com que frequência se deve lubrificar a corrente?
No manual da moto deve constar de quantos em quantos quilómetros deve a corrente ser lubrificada. A verdade é que não é possível dizer um intervalo de quilómetros fixo a cada qual a corrente deve ser lubrificada porque vai depender de muitos factores como o clima, temperatura, tipo de uso que se dá àmoto, onde é guardada e outros. Por exemplo com tempo chuvoso a lubrificação da corrente deve ser feita mais frequentemente porque a água retira o lubrificante. O importante é saber analisá-la para determinar se precisa de ser lubrificada.
Outro aspecto importante é lubrificar a corrente antes de uma viagem longa.
Como saber se a corrente precisa de lubrificação?
Uma corrente lubrificada tem um aspecto húmido. Se ao analisar a corrente esta estiver seca e baça é sinal que precisa de ser lubrificada.
Como limpar a corrente
A limpeza da corrente antes da lubrificação é importante para retirar a sujidade que se agarrou ao lubrificante como poeiras e areias que apenas estão a aumentar o atrito no movimento dos elos da corrente. Mas é importante saber como limpá-la correctamente pois pode-se obter o contrário do efeito desejado e acabar por danificar a corrente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário