domingo, 3 de novembro de 2013

Tipos de Frios de Moto

Sistema de Freios CBS

A PCX tem uma tecnologia bastante interessante que, pelo menos eu, nunca tinha visto nas scooters, o CBS - Combined Break System - que equilibra o uso dos freios da motoca... mais seguro e tecnológico.

O freio dianteiro a disco, com 220mm e 3 pistões, da conta do recado tranquilamente.... o pistão do meio só é acionado junto com o freio traseiro. Explico:

Você usa o manete direito (freio dianteiro) e as duas pinças externas são acionadas. Normal.... quando usa o manete esquerdo (freio traseiro), além do tambor traseiro funcionar com seus 130mm de diâmetro, é acionada também a pinça central do freio dianteiro. Legal, né?

Esse é o sistema CBS - Combined Brake System - que utiliza dois cilindros mestres. Ou seja, mesmo que você utilize somente o freio traseiro, o dianteiro também sera acionado, fazendo com que as frenagens sejam sempre equilibradas, alinda que a melhor opção é sempre utilizar os dois manetes.

Freios ABS

Não há como contestar que frear uma motocicleta é uma "arte" difícil de ser dominada. Mesmo entre gente experiente ao guidão, hábil na condução de motos dos mais diversos tipos e tamanhos, não é comum encontrar quem conheça as técnicas mais corretas para o delicado momento da frenagem.
Uma coisa é frear uma moto em pista seca, no plano, e com pavimentação boa. Bem diferente é fazê-lo em chão escorregadio, na descida e com garupa. Estas situações extremas exigem atitudes diferentes nos comandos de freio, coisa que não se aprende na moto-escola e nem mesmo no uso contínuo e diário.
A proporção de força preconizada para ser aplicada nos comandos é de 70% no dianteiro e 30% no traseiro. Porém, como descrito no início, as condições de piso, carga e até mesmo o tipo de moto podem alterar esta proporção.

Freios a Tambor

Em motos antigas ou de baixa cilindrada o sistema de freio utilizado é a tambor. Sua manutenção é mais barata, porém sofrem mais em condições adversas como chuva e freios mal regulados. Há o mito de que os freios a tambor são ineficazes. Mas se bem regulados funcionam tão bem quanto o sistema a disco. 

No caso de entrar água dentro do tambor as lonas podem acumular sujeira e gerar ruídos durante a frenagem. Também há o risco de vitrificação da lona, ou seja: a lona perde a aspereza necessária para entrar em atrito com o cubo da roda, diminuindo o poder de frenagem. Para reverter essa situação, basta lixar as lonas com uma lixa de ferro para voltarem a ficar ásperas. O trabalho pode ser feito em casa ou na oficina.

Freios a Disco 

Os freios a disco, utilizados em motos mais potentes, são compostos basicamente por pastilhas, pistão, fluido de freio e disco. Seu funcionamento é hidráulico. Ou seja, ao acionar o manete ou o pedal, o fluido de freio se move em direção a pastilha e “empurra” o pistão; esse, por sua vez move a pastilha para entrar em contato com o disco.

Motos com freios a disco oferecem uma resposta mais rápida que o sistema a tambor, mas o motociclista também gasta mais em sua manutenção. Por ficarem expostos os discos estão sujeitos a avarias.



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